Padrões de comportamento tóxicos: 4 dicas para identificar e combater estes padrões de comportamentos tóxicos

Tempo de leitura: 3 minutos

Padrões de comportamento tóxico são verdadeiras armadilhas para todos que desejam alcançar uma vida extraordinária. Isso porque os pensamentos e atitudes negativos afastam as pessoas que têm o comportamento oposto — ou seja, que são positivas.

São justamente essas pessoas que conseguem ver o lado “bom” das coisas, e que conseguem trilhar caminhos extraordinários. Dessa forma, se você afasta pessoas de sucesso e que podem lhe ajudar a alcançar o patamar de vida desejado, a sua trajetória se torna muito mais difícil, e as chances de fracassar no alcance de metas e objetivos só aumenta.

Para ajudar você a identificar e combater padrões de comportamento tóxicos, eu preparei este post com 4 dicas. Acompanhe!

1. Observe a maneira como você lida com consequências negativas

Observe o que você fala. Caso seu discurso se atenha a coisas terríveis do passado, se você desperta alardes de coisas ruins que podem vir a acontecer e vive reclamando da vida, cuidado! Você tem pensamentos tóxicos, e isso pode refletir nos seus comportamentos.

Quando você concentra seus pensamentos em tudo o que é ruim, está tendo uma maneira distorcida de pensar e, consequentemente, de agir. Como consequência, começa a ter atitudes negativas e passa a se autossabotar, além de influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Concentre-se no presente e veja o que pode fazer de bom por você e para as pessoas hoje.

2. Evite reações excessivas

A falta de controle emocional está no DNA de pessoas tóxicas. Elas gritam com o atendente do bar, criam confusão na fila do banco, não aceitam um pequeno erro de um subordinado e já começam a desmerecê-lo na frente de todos.

Se você se reconheceu em alguma dessas situações, é aconselhável procurar ajuda para se desenvolver e descobrir qual é a raiz desse problema emocional. Essas reações são apenas a ponta de algo muito maior.

3. Pare de se tratar como vítima das situações

Ao ignorar a sua responsabilidade em relação aos seus atos, e começar a se colocar como vítima pelas situações de fracasso da sua existência, você está tendo uma postura tóxica — e isso pouco contribuirá para o seu aperfeiçoamento pessoal rumo a uma vida extraordinária.

Veja alguns exemplos:

  • foi mandando embora do emprego, e culpa o chefe ou o colega;
  • entrou no cheque especial, e culpa o conjugue;
  • não consegue uma promoção, e culpa a equipe de trabalho.

Essas posturas o mantém preso a uma vida mediana e pequena. Quando parar de sentir pena de si mesmo e se recusar a ser uma vítima infeliz do destino, verá que estava escondido atrás de uma realidade totalmente distorcida.

4. Elimine os pensamentos negativos

O ser humano não é linear. Haverá dias em que você não estará tão bem quando deseja, mas é preciso evitar a todo custo os pensamentos negativos e trabalhar para que eles não sejam constantes.

Essa deve ser uma atividade diária. Afinal, é preciso monitorar e afastar todo e qualquer pensamento que possa contaminar o seu ambiente de trabalho, a sua casa e o seu convívio com amigos e familiares.

Como vimos, identificar e combater padrões de comportamento tóxico é possível. Para isso, você deve estar sempre atento aos seus pensamentos e criar hábitos positivos diante da vida.

Se você gostou deste post, deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *