Como empreender e qual o preço psicológico disso?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você tem o sonho de saber como empreender? Então, provavelmente costuma encontrar diversas informações estratégicas e ligadas à gestão, não é mesmo? Contudo, saiba que o estado da sua saúde mental também faz muita diferença. Iniciar um novo negócio é uma difícil missão que exige muitos esforços, dedicação e, naturalmente, tem um preço. Porém, nem todos sabem como lidar.

Ao investir nesse novo empreendimento, o empresário se vê em situações em que tem que encarar a ansiedade, a falta de confiança, a procrastinação e até mesmo a depressão. Assim, se você quer dar início a algum projeto, precisa saber como esses fatores podem impactar seus planos.

Neste post, vou mostrar a você o preço de empreender no que diz respeito à saúde mental. Além disso, darei dicas de como lidar com todas essas questões, superá-las e ter sucesso no seu novo negócio! Acompanhe!

As questões psicológicas que empreender pode gerar

Não vou romantizar o empreendedorismo: ele é difícil, complexo e exige lutas diárias de quem quer ter seu próprio negócio. Naturalmente, as pessoas lidam de diferentes maneiras com as situações que demandam esforços maiores. Para muitos, as dificuldades funcionam como combustível, enquanto para outros elas são encaradas como um empecilho. Por isso, a saúde, especialmente no sentido mental e psicológico, está sempre em jogo quando você busca aprender como empreender.

Nesse sentido, quem busca o sucesso precisa se deparar com os famosos exemplos. Mas eu garanto: prodígios e grandes empresários com histórias incríveis são exceções. No geral, a realidade é o trabalho duro. Portanto, o empreendedor ainda vai lidar com a imensa pressão de atender a esses modelos utópicos de sucesso. Além disso, todo esse turbilhão de desafios e sentimentos têm altos custos, o que pode refletir na saúde mental. Veja a seguir os principais problemas psicológicos enfrentados pelo empreendedor.

Ansiedade

Querer colocar um projeto em prática, saber como empreender e ter sucesso são desejos que geram muita inquietação. Porém, a pressa e a busca incansável pela conquista podem ser muito prejudiciais! Afinal, quando essa ansiedade começa a sair do controle, o problema tende a ficar cada vez mais sério, desencadeando uma série de comportamentos ruins e autodestrutivos, seguidos até mesmo pelo surgimento de outras doenças.

Angústia

Angústia é um sentimento que consome, tira o humor, causa muita preocupação e até mesmo tristeza. Essa sensação costuma ser gerada por conta de insucessos profissionais, pela falta de recursos para iniciar aquele novo empreendimento dos sonhos ou por perceber que o seu negócio não está se desenvolvendo conforme o esperado.

Obsessão

A obsessão diz respeito a manter uma ideia fixa a ponto de transformá-la no centro da vida. Por isso, pessoas obcecadas têm uma visão fechada e podem ter grandes decepções se algo não sair como o planejado. Embora seja perfeitamente normal querer que o negócio tenha bons resultados, é preciso compreender que o desejo pelo sucesso no novo empreendimento precisa ser forte, gerar dedicação, mas nunca deve ser algo que faz mal.

Procrastinação

Enquanto para algumas pessoas sobra motivação, outras precisam daquele empurrãozinho! A procrastinação não é preguiça, mas sim a falta da ação para iniciar algo. Ela pode resultar no sentimento de culpa, tristeza, estresse e até mesmo na depressão. Para muitos, ainda é difícil dar o primeiro passo, e as boas ideias acabam sempre adiadas.

Falta de confiança

A falta de confiança é outro problema que impede o início ou a continuidade de um empreendimento. Isso porque as incertezas do sucesso do novo negócio podem desanimar o empreendedor que, por não ter o horizonte claro, prefere não se expor. Apesar de muito compreensível, esse sentimento precisa ser combatido.

Depressão

Talvez o maior dos problemas psicológicos, a depressão é uma doença séria e que precisa ser encarada de tal forma. Não necessariamente ela pode surgir após um insucesso, mas também diante da dura missão de tocar um negócio. A ansiedade em excesso e as inseguranças são fatores que podem resultar na doença.

As melhores maneiras de evitar problemas psicológicos

É possível empreender com autoconfiança, dedicação e foco! Se você se mantém dedicado e focado nas suas metas, o sucesso pode estar mais perto do que imagina. Naturalmente, não é fácil colocar isso em prática. Você precisará implementar mudanças e posturas significativas para então conseguir lidar com os desafios que surgirem pelo caminho. A seguir, listarei alguns bons caminhos e práticas que serão muito valiosos na busca de como empreender com sucesso. Confira!

Reduza a procrastinação

Você precisa ter o momento para começar a se movimentar! Para isso, comece definindo a sua rotina e programações diárias para saber exatamente o que você deve cumprir naquele dia assim que acordar. Você pode utilizar uma agenda para definir todos os seus compromissos e horários. Isso certamente será de grande ajuda para fugir da procrastinação.

Formule objetivos claros

Pense: quais são os seus reais objetivos ao ter seu próprio negócio? Com certeza, você tem desejos grandes e por isso quer saber como empreender e alcançar o sucesso. Mantenha esses seus sonhos e metas sempre claros e palpáveis, além de procurar definir os passos que deverão ser seguidos para atingir o seu alvo. Isso evitará a decepção e a falta de motivação e confiança.

Tenha visão estratégica

Um bom gestor e empresário precisa ter uma visão estratégica do negócio. Seu empreendimento deve ser administrado e conduzido com base em metas e objetivos. Dessa forma, você conseguirá o desenvolvimento necessário. Sua visão focada evitará ao máximo as instabilidades e manterá sua saúde mental.

Trabalhe na autoconfiança

Saiba que você é o melhor empreendedor assim que começar o seu negócio! A autoconfiança é uma ferramenta muito valiosa para se manter firme com suas convicções. Ela também despertará em você o sentimento de capacidade, sem deixar que a desmotivação tome conta dos seus pensamentos.

Adapte-se às mudanças

Durante a jornada de empreendedor, você precisará lidar com as mudanças. O mercado, os consumidores, a forma de gerir uma empresa e uma série de outros elementos passarão por alterações. Por isso, ter equilíbrio na hora de lidar com essas oscilações é o que manterá você nos eixos para tocar seu negócio da melhor forma.

Os benefícios de empreender de maneira confiante

Quando você está ciente do tamanho da sua missão e do esforço necessário, qualquer desafio será palpável. As dicas que você viu ao longo deste conteúdo foram pensadas por mim para que você se mantenha firme e preparado para os desafios. Se você se apegar e praticar cada uma delas, estará pronto.

A confiança que você cultivar permitirá que decisões importantes sejam tomadas, assim como darão forças e saúde mental para lidar com as dificuldades de empreender no Brasil. Um empreendedor confiante, preparado e organizado tem mais disciplina, perseverança, perspicácia e dedicação para buscar o sucesso.

Saber como empreender é importante, mas, como mostrei, também é fundamental entender que o âmbito psicológico precisa ser considerado e muito bem preservado! Agora sim você estará mais preparado para começar sua empreitada!

Quer entender melhor sobre si próprio para otimizar seu foco e produtividade? Entre em contato comigo e veja como posso te ajudar a se tornar o empreendedor que sempre quis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *